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Questionário motivacional sobre a perda de peso

Questionário de prontidão para perda de peso

Você está pronto(a) para emagrecer? Sua atitude acerca da perda de peso afeta sua habilidade de obter sucesso. Use esse questionário motivacional de emagrecimento para aprender se você precisa realizar algum ajuste de atitude ante de começar.

Marque cada item com verdadeiro(V) ou falso(F). Por favor seja honesto(a)! É importante que as respostas reflitam o jeito que você realmente é e não o jeito que gostaria de ser.


Um jeito de interpretar sua leitura para perda de peso é:

1. Eu tenho pensado muito nos meus hábitos alimentares e em atividades físicas para identificar o que preciso para mudar.
2. Eu tenho aceito a ideia de que preciso de mudança permanente e não temporária, mudanças essas em minha alimentação e atividades para ser bem sucedido(a).
3. Somente me sentirei bem sucedido(a) se eu perder muito peso.
4. Eu aceito a ideia de que é melhor perder peso devagar.
5. Estou pensando em perder peso agora porque eu realmente quero e não porque outra pessoa pensa que preciso.
6. Eu penso que perder peso irá resolver outros problemas em minha vida.
7. Estou disposto(a) a aumentar minha rotina de atividade física.
8. Eu posso perder peso com sucesso se eu não cometer deslizes.
9. Eu estou pronto(a) para dedicar algum tempo e esforço toda semana para organizar e planejar minha alimentação e programas de atividades físicas.
10. Toda vez que eu perco peso inicialmente, eu sempre perco a motivação para continuar até alcançar minha meta.
11. Eu quero começar um programa para emagrecer, mesmo que minha vida esteja estressante nesse momento.

Nenhum questionário poderá indicar, com exatidão, se você está pronto ou motivado para começar a perder peso. Contudo, quanto maior for a sua pontuação, significa que você tem mais características que contribuem para o sucesso na perda de peso.

1. Se o resultado foi de 8 pontos ou mais, você provavelmente tem boas razões para querer perder peso agora e tem bom entendimento dos passos necessários para o sucesso.

2. Se o resultado obtido foi entre 5 e 7 pontos, você precisa reavaliar suas razões para a perda de peso e os métodos que você deveria usar para alcançar essa meta.

3. Se você obteve 4 pontos ou menos, você provavelmente não está no melhor momento para iniciar um programa de perda de peso. Mesmo que você possa ter sucesso na perda de peso inicial, suas respostas sugerem que você não conseguiria manter o esforço suficiente para perder o peso que quer e que provavelmente teria dificuldade em manter o peso perdido. Você precisa reconsiderar as motivações e os meios que busca para a perda de peso e talvez você possa aprender mais sobre os prós e contras.

Fonte: 2014, American Council on Exercise, Ultimate Fitness: “Weight – Loss Readiness Quiz”

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