Unidades
Arujá 1:
(11) 4652-2364 / 4653-1321
Arujá 2:
(11) 4680-5574
Mogi das Cruzes:
(11) 4738-1094 / 4727-1475
Suzano:
(11) 4743-3159 / 4747-9966

Central de atendimento: 4292-3060 | 94706-5085

Da infância à terceira idade – exercícios ideais para cada fase

Da infância à terceira idade – exercícios ideais para cada fase 29/01/2018

São Paulo – O sedentarismo no Brasil atinge quase metade da população, segundo dados divulgados pelo Ministério do Esporte. Atualmente, 46% dos brasileiros não praticam nenhum tipo de esporte e esse número é preocupante, uma vez que colocar o corpo para se movimentar garante melhor qualidade de vida.

Segundo Renato Kalil, médico do esporte do Kurotel – centro médico de longevidade e Spa -, a inatividade física é um problema mundial de saúde, uma epidemia que não recebe a devida atenção e importância por isso, independentemente da idade, praticar atividade física é imprescindível.

Mas que tipo de exercício deve ser realizado em cada etapa da vida? De acordo com o especialista, o primeiro passo é esclarecer que não existe um exercício ideal, mas sim práticas mais adequadas para diferentes fases e que podem ajudar qualquer pessoa a sair do sedentarismo.

Kalil listou os exercícios que melhor se adequam para cada etapa. Confira a seguir:

Crianças e pré-adolescentes

Atividades lúdicas e cooperativas, como jogos coletivos e danças, segundo o médico, são práticas que estimulam valências físicas diversas, como coordenação, equilíbrio, força, agilidade, velocidade, ritmo, assim como atividades aeróbias ao ar livre.

“Crianças, pré-adolescentes e até adolescentes devem acumular pelo menos 300 minutos por semana de atividade física. Videogames interativos não substituem a qualidade e quantidade das atividades físicas necessárias”, alerta Kalil.

Adolescentes

É nesta fase da vida que alguns exercícios de resistências começam a ganhar relevância, pois o corpo está na reta final de crescimento e desenvolvimento.

“É na adolescência que a musculação pode ser inserida, desde que se tenha o acompanhamento de um profissional de educação física, executando um treinamento específico para esta idade”, afirma o especialista.

Ele também sugere atividades aeróbias, atividades programadas e supervisionadas no esporte.

Adultos

É na fase adulta que começa progressivamente a redução de massa muscular e os exercícios de resistências continuam sendo os mais importantes. “Pilates, musculação, treinamento funcional, crossfit, natação, corrida, bike e ioga são algumas possibilidades”, sugere Kalil.

Segundo ele, independente do que a pessoa escolha fazer, o principal objetivo da atividade física nessa fase é o fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana. Treinos aeróbicos continuam sendo essenciais na fase adulta.

Idosos

Musculação, pilates e treinamento funcional são alguns dos exercícios indicados para pessoas na terceira idade. “Atividade de resistência é imprescindível, pois ajuda a readquirir a massa magra perdida ao longo dos anos, o que se traduz independência, autonomia e mais qualidade de vida”, explica o médico.

Outro exercício sugerido pelo especialista seria a caminhada ao ar livre em ritmo moderado ou intenso, mas desde que tenha a orientação e acompanhamento de um profissional. Já a hidroginástica – exercício com baixo risco de lesão – é importante, porém não substitui o trabalho específico de força, importante para essa fase.

Fonte: exame.abril.com.br

Convênios Atendidos

Plena
Amil Fácil
ValeSaúde
Porto Seguro
Samed
Solumedi
Transmontano
Cartão de Todos
Amil
Dix Saúde
Medial Saúde
SEISA Assistência Médica
Next Seisa
Bradesco Saúde
SOMPO Saúde
Mediservice
Unimed Fesp
Seguros Unimed
Unimed Central Nacional
Unimed Guarulhos
Cartão de Todos
METRUS
OMINT
Porto Seguro
GreenLine
SulAmérica
Cabesp
AMEPLAN
Economus
GAMA Saúde
Intermédica
NotreDame
INTERCLÍNICAS
São Miguel
LIFE
MediSanitas
SANTAMÁLIA
Unihosp
Diário de Suzano
Apeoesp
Ageplus
Royal City
Saúde Total
Rede Saúde
Cardplus
Economy Brasil
Health’s Club
Tem
Ameno
Abmed
Anjos da Previdência
Club Saúde
Independence Card
Igreja Adventista
Funerária Bom Jesus